10 dias de Mindfulness para um Fim de Ano sereno VIII

Chegámos ao dia 8!
Consegui passar de uma semana, estou orgulhosa de mim – se continuar assim, pode ser que consiga, depois dos 10 dias de 10 minutos de meditação do programa Take 10 da Headspace, realmente criar um hábito de meditação e mindfulness.
Dizem que demoramos 21 dias a formar um hábito, não é? Algo do género, pelo menos. Bem, já não me falta tudo.

Hoje, consegui lugar sentada no comboio, na hora de ponta da manhã, o que por si só já é um feito – e algo porque estou grata. Realmente, estar confortável é uma parte importante deste exercício, nos dias em que não tenho esta sorte noto a diferença – embora os benefícios se façam sentir na mesma, talvez não tanto; ou tanto quanto nos dias que vou sentada mas com mais esforço da minha parte.

É um pouco mais do mesmo, verdade seja dita. Só que a mente já não foge tanto. As sensações são mais concretas, ao avaliar o corpo. O foco é mais fácil de atingir e manter, assim como é mais fácil reconhecer um pensamento e deixá-lo ir sem me prender infinitamente a ele. Gradualmente, vai-se fazendo sentir a diferença.
Durante a manhã de trabalho, tive a oportunidade, devido a um momento mais enervante, de praticar o estar presente para me acalmar e deixar os pensamentos (que nestas ocasiões, pelo menos a mim, andam em espiral, a piorar cada vez mais o estado mental e emocional) passar sem agravarem a situação nem estragar a serenidade e a concentração na tarefa.

Novidade de hoje no exercício? Reconhecer o humor subjacente às sensações, ao fazer o scan do corpo. É difícil, sinceramente. Achas que estás bem e descobres ali um desconforto ou uma angústia; ou pelo contrário, tens a sensação que está tudo mal e afinal apercebes-te que há uma certa leveza e serenidade que não tinhas visto antes, no meio daquele sentir pesado e triste.
Foi interessante explorar estas possibilidades.

Leave a Reply

